7.6.06

A MÚSICA

Visto que a música, antes de ser um factor cultural é um imperativo biológico, daí a sua importância na vida do ser humano, ela deve ser tratada com a maior atenção e proporcionada à criança desde a mais tenra idade.
O feto vive impregnado de sons no aconchego do seio materno. O bater do coração da mãe imprime-lhe o ritmo da vida. Do interior do seu ninho chegam-lhe os sons do trabalho do organismo materno através da respiração, da digestão, da circulação do sangue... Do mundo exterior chega-lhe a voz da mãe, talvez do pai e de todo o ambiente sonoro que o cerca com uma intensidade de 30 Dcb. ( Numa sala de concerto são 90 Dcb). Agita-se ou distende-se quando ouve música porque lhe é sensível. Weinberger chega a afirmar que “o útero é a primeira sala de concertos”.
Optou-se pela voz humana como principal suporte musical e de comunicação por ser um veículo de afectos, quando utilizada com essa intenção. Porém, outros instrumentos foram também utilizados como a flauta, a viola, a pandeireta…
Vera Quintanilha