7.6.06

TEATRO E LABORATÓRIO

É pela actividade criadora que o homem se constrói na sua abertura ao mundo e no próprio movimento da vida, tornando-se naquilo que criou para si e para os outros, realizando-se a si próprio. O teatro é uma das expressões nobres dessa necessidade criadora.

E o “faz-de-conta” surge como forma primordial de Teatro. É aqui o lugar do faz-de-conta. Neste espaço que criámos para abrir caminhos de descobertas e aprendizagens.

O teatro, a imitação, o faz-de-conta, o jogo, são actividades que nos são inatas e, desde que nascemos, é através delas que aprendemos, que nos relacionamos com os outros, que questionamos o mundo e o tornamos nosso.

“A criação teatral permite enfrentar o desconhecido que nos provoca medo, permite o acesso ao simbólico, a criação da linguagem e a apropriação do mundo pelo sujeito”
Mireille Grage

É em actividades como o teatro, em que se exploram as capacidades expressivas e afectivas das crianças, que se encontra, também, uma forma de alertar e estimular os pais e educadores para a criatividade.
E é em actividades como o teatro em espectáculo ou laboratório, que acreditamos estar a abrir um espaço de partilha entre os bebés e crianças com os seus pais e/ou educadores (onde estão os seus vínculos de confiança básica) para que, conjuntamente, se arrisquem a brincar, a sentir, a expressar-se, a criar e a aprender.
Susana Arrais